segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Butantã

        O Bairro do Butantã é localizado no extremo oeste da Cidade de São Paulo, bem dotado quanto aos temas cultura e lazer e está bem desenvolvido no comércio e indústria, sendo privilegiado por ter bairros vizinhos como Pinheiros, Morumbi, Itaim e Lapa e também municípios como Osasco, Taboão da Serra e Cotia.




http://www.guiabutanta.com/obutanta/ 



Histórico

 

       A região do Butantã era rota de passagem de bandeirantes e jesuítas que se dirigiam ao interior do país. Foi na região do Butantã que Afonso Sardinha montou o primeiro trapiche de açúcar da vila de São Paulo, em sesmaria obtida em 1607. As terras da antiga sesmaria tiveram várias denominações: Ybytatá, Uvatantan, Ubitatá, Butantan e, finalmente, Butantã.

     Posteriormente, a sesmaria foi doada para a Igreja do Colégio São Paulo. Há duas versões para o significado do nome Butantã: "terra socada e muito dura" e "lugar de vento forte".

    Após a expulsão dos jesuítas , em 1759, as terras foram confiscadas e vendidas. Um dos últimos proprietários foi à família Vieira de Medeiros que vendeu as terras para a Cia City Melhoramentos, em 1915, responsável pela urbanização das margens do rio Pinheiros. Datam do século XVII e XVIII duas construções históricas localizadas na região do Butantã, respectivamente a Casa do Sertanista e a Casa do Bandeirante, ambas tombadas.

       A região do Butantã era constituída por sítios, como o sítio Butantã, sítio Rio Pequeno, Sítio Invernada Grande ou Votorantim, sítio Campesina ou Lageado e sítio Morumbi. O desenvolvimento do bairro ocorreu a partir de 1900, sobretudo com a implantação do Instituto Butantã, e Cidade Universitária.

     A partir dos anos 20, começaram a surgir os primeiros bairros como Vila Butantã, Vila Lageado e Cidade Jardim. Nos anos 30, surgiram os bairros Peri Peri, Vila Clodilte, Vila Gomes, Água Podre e Caxingui. Nas décadas de 40 e 50, foram os bairros Jardim Guedala, Previdência, Vila Progredior, Vila Hípica, Jardim Ademar, Jardim Trussardi, Vila Pirajussara. Nos anos 40 a Companhia Imobiliária Morumby dividiu os últimos lotes da antiga fazenda Morumbi. Até então ocupado por chácaras e pequenas fazendas, o Morumbi se tornaria área residencial a partir de 1948. Seu nome possui duas interpretações: uma corruptela de Meru-obi, que significa mosca verde, ou Marâ-bi, que significa luta oculta. Entre os anos 50 e 60 surgiram os bairros Rolinópolis, Esmeralda, Ferreira, Monte Kemel, Vila Maria Augusta, Jardim Bonfiglioli, Jardim Pinheiros entre outros. Há, ainda, dois conjuntos habitacionais importantes, Cohab Educandário e Cohab Raposo Tavares.


Quase a totalidade da área abrangida pela Subprefeitura Butantã está conurbada aos municípios vizinhos de Taboão da Serra, Osasco e Cotia. O intercâmbio entre esses municípios e o município de São Paulo é intenso em termos de comércio, serviços e lazer.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Cultura e Lazer

Espaço das Artes no Butantã


Espaço das Artes
  Localizado na Avenida da Universidade, 01 - Cidade Universitária - Butantã/SP, o Espaço das Artes no Butantã  foi criado em 1970, como instituição sem fins lucrativos ligada à Secretaria da Cultura, e tem a finalidade de promover a arte contemporânea nacional e internacional.                    
Trata-se de um espaço dinâmico, cuja programação procura criar, no panorama das instituições e galerias do Brasil, uma grande frente para a arte e tecnologia. 



Parque da Previdência

Parque da Previdência
Está localizado na Rua Pedro Peccinini, 88 - Jd. Previdência - Butantã/SP. No local onde hoje se encontra o parque funcionava um reservatório de água que abastecia o bairro da Previdência até 1968. 
     A antiga casa de bombas e a estação de tratamento de água foram adaptados, e nesta estrutura funcionam hoje o Museu do Meio Ambiente, o Núcleo de Gestão Descentralizada Centro Oeste (unidade descentralizada da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente) e um Centro de Convivência e Cooperativa da Secretaria Municipal da Saúde. O antigo reservatório é hoje ocupado pelo Grupo Escoteiro Raposo Tavares. O parque tem como destaque para a trilha do Jequitibá em meio à mata, através da qual os usuários podem conhecer aspectos históricos, botânicos e ecológicos.

Casa de Cultura do Butantã

Casa de Cultura do Butantã
Casa de Cultura do Butantã, fundada há 20 anos no bairro, oferece diversas oficinas gratuitas à comunidade e para isso, já tem programação fechada até o final do ano.                                        
Durante toda a semana, a Casa funciona com diversas oficinas, entre sapateado, dança, tai-chi-chuan, origami, canto, tear, percussão, violão, capoeira, entre outros. O local promove também eventos semanais e mensais, como sarau e exposições.
A Casa conta também, com três espaços permanentes de cultura, a Sala de Leitura e Memória, o Memorial do Bairro do Butantã e o Memorial da Casa de Cultura. A Casa de Cultura fica na Rua Junta Mizumoto, 13, no Jardim Peri-Peri.



Universidade de São Paulo - USP

Universidade de São Paulo - USP

     A (USP) Universidade de São Paulo é uma universidade pública, mantida pelo Estado de São Paulo e ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

     A USP foi classificada entre as 100 universidades com melhor reputação de todo o mundo, de acordo com o 2012 World Reputation Ranking, elaborado pelo The Times Higher Education, em parceria com a Thomson Reuters, e divulgado no dia 14 de março. A USP foi a única universidade brasileira e latino-americana a figurar nessa classificação, ficando na posição 61-70.

   A Universidade de São Paulo oferece cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento. São todos gratuitos e duram de quatro a seis anos. A seleção é feita por meio de provas, organizadas anualmente pela Fuvest (Fundação para o Vestibular).


Graduação, Pós Graduação, Ensino à distância e Cursos de Extensão


     A USP possui programas de Pós-Graduação em todas as áreas do conhecimento. Os cursos Stricto Sensu são oferecidos em nível de Mestrado e Doutorado, e têm como objetivo a formação de recursos humanos altamente qualificados, com vistas ao ensino, pesquisa e ao desenvolvimento científico e tecnológico.

    Os programas da pós-graduação podem ser oferecidos por uma unidade de ensino, nas áreas de biológicas, exatas e humanas, por várias unidades (denominado Interunidades) e até mesmo por várias Instituições de ensino superior (denominado Interinstitucional).

   A USP integra a Univesp – Universidade Virtual do Estado de São Paulo –, programa do Governo do Estado de São Paulo para expandir o ensino superior público de qualidade.
A Universidade de São Paulo oferece cursos de aperfeiçoamento, atualização, difusão e especialização, além de atividades de prática profissionalizante, programas de atualização e residência.


Os Campus da Universidade:

    A USP possui além do Campus da Cidade Universitária, na região do Butantã, na capital Paulista, outro Campus na Zona Leste da cidade e mais 7 Campus espalhados pelo interior e litoral do Estado.

 Disponível em: www.usp.br

Instituto Butantã



Instituo Butantã
     O Instituto Butantã foi oficialmente inaugurado em 1901. Sua origem está associada ao combate da peste bubônica, que por volta de 1898 causava uma epidemia em Santos, litoral paulista. Para produzir o soro contra a peste, foi escolhida uma área fora do perímetro urbano da cidade de São Paulo. Assim, foi instalado um laboratório junto ao Instituto Bacteriológico, na fazenda Butantan, que dois anos mais tarde recebeu o nome de Instituto Serumteráphico, passando a atuar na área de pesquisa e produção de soros, sob a coordenação do médico Vital Brazil.

     Somente em 1925, o nome oficial passou a ser Instituto Butantã, hoje vinculado à Secretaria de Estado da Saúde. O conjunto arquitetônico foi tombado pelo Patrimônio Histórico em 1981. O local onde está instalado o Instituto é apenas uma parte da propriedade que abrangia também o campus da Universidade de São Paulo.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Um pouco sobre minha origem

Nascida numa pequena cidade do interior de Pernambuco, Maria de Fátima, veio para São Paulo com 17 anos, em busca de um futuro melhor, com mais alternativas de emprego, pois na cidade onde morava com seus pais, as condições de vida eram bem precárias e não haviam oportunidades para ingressar no mercado de trabalho, visto que não possuía um nível de escolaridade elevado, já que cursou apenas o ensino fundamental I, chegando a concluir a 4ª série (atual 5º ano). 

A princípio, suas expectativas foram alcançadas e logo conseguiu um emprego. À medida que se passava o tempo, ela se acostumava mais com sua nova vida e voltar para Pernambuco era algo que estava fora dos seus planos naquele momento. 

Em 1992, mais precisamente em 05 de março deste mesmo ano, Maria de Fátima deu a luz na Maternidade Sarah, a sua primeira filha, Débora Farias (segundo minha mãe, eu nasci por volta das 02hr30min, era uma criança saudável e pesei aproximadamente 3,5 kl).

PS Maternidade Sarah do Butantã
 
PS Maternidade Sarah
A Maternidade Sarah, onde nasci, recebeu esse nome em homenagem  a Sarah Luísa Kubitschek de Oliveira (Belo Horizonte, 1909 - Brasília, 04 de fevereiro de 1996), primeira-dama brasileira de 1956 a  1961, foi esposa do ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), com quem teve duas filhas, Maria Estela Kubitschek e Márcia Kubitschek.

A Maternidade Sarah, está localizada na Rua Lucas de Leyde, 257 - Rio Pequeno – Butantã – São Paulo – SP.